• Dentinhos do bebê e seus incômodos !!

    Olá Meninas !!

    Tudo certinho com vocês ?? Então to tão sumida do blog mas gente to passando por problemas com a minha pequena viu, primeiro foi um resfriado que não sumia, tosse e mais tosse e pra ajudar os dentes de trás (panelas) estavam querendo nascer. Ufa !!
    Foram e estão sendo dias complicados pois graças a Deus não deu febre porem deu uma diarreia dela, como desde dos primeiros dentes nunca deu febre e nem nada, fiquei muito preocupada ai procurei um pediatra e me informei mais sobre esse assunto. E vou compartilhar com vocês um pouquinho !!


      Quando os dentes do bebê começam a nascer?

    Talvez você não saiba, mas um em cada 2.000 bebês já nasce com um dente -- ou até dois! Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade.  Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano. Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida.
    Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes-de-leite.


    É verdade que quando nascem os dentes, a criança tem febre e diarreia?

    A literatura médica não costuma relacionar sintomas de febre, resfriados ou diarreia com o nascimento dos dentes. Porém, na prática, o que se observa é que, em algumas crianças, na fase em que nascem os dentes, há sintomas concomitantes. Geralmente são sintomas leves, como o intestino mais solto, com assaduras frequentes, por exemplo. Há crianças que parecem ter uma queda de resistência nesta fase, ficando mais suscetíveis a apresentar viroses respiratórias, como resfriados. Nestas situações, a febre costuma acompanhar o quadro. Portanto, uma criança com febre alta ou uma diarreia intensa, necessita de uma avaliação pediátrica, não sendo correto atribuir-se tudo aos dentes que estão nascendo. Nestes casos, provavelmente há uma infecção.




    Puxar a orelha pode ser sinal de que o dente está vindo?


    Sim, esta é uma verdade. Na fase de nascimento dos dentes, é muito frequente as crianças puxarem a orelha, ou enfiarem o dedinho dentro da orelha, como se algo estivesse incomodando. Na verdade, isto ocorre porque a dor se reflete da região dos dentes para a orelha. Mas a criança continua alegre e animada. Se a criança tem uma infecção de ouvido, além da dor, há febre alta e persistente, com prostração, além do incômodo na região da orelha. 


    Que cuidados devo ter com os dentinhos de leite?

    Logo que os dentes nascem, deve-se iniciar sua higiene, com uma escovinha macia e água. Eu costumo indicar a escova de dentes da marca MAM, que é bem pequena e macia. Não é necessário o uso de creme dental nesta idade tão precoce. A simples escovação é suficiente para manter os dentes limpos. Logicamente, se for possível, a escovação após todas as refeições é sempre indicada. Porém, o horário mais importante para se escovar os dentes da criança é o horário noturno, uma vez que durante a noite a produção de saliva é muito baixa, facilitando o aparecimento de placas bacterianas. Depois que a criança escovou os dentes, não deveria mais comer ou beber nada. Há crianças que mamam para dormir e dificilmente se consegue escovar seus dentes após adormecerem. Neste caso, se for dado leite após a escovação, a recomendação é que seja leite puro, sem açúcar ou qualquer produto adicionado ao leite

     Qual creme dental devo usar?


    Quando a criança cresce um pouco, por volta de um ano, já fica mais difícil escovar seus dentes, pois há relutância com a escova e o ato da escovação. Nesta hora, pode-se iniciar o uso de um creme dental sem flúor, pois as crianças pequenas não conseguem cuspir após a escovação e engolem o creme dental. Se engolirem flúor em excesso, podem ocorrer manchas nos dentes, situação conhecida por fluorose. Em geral, até os quatro anos de idade, mantém-se o creme sem flúor.





    Quando devo levar minha criança ao dentista?
     
    A Academia Americana de Pediatria recomenda que a primeira avaliação pelo dentista seja feita por volta dos três anos, quando já se completou a dentição. Até esta hora, o pediatra deverá orientar os cuidados de higiene adequados e observar alguma situação que necessite avaliação mais precoce do odontopediatra. A American Dental Association, por sua vez, recomenda uma primeira avaliação por volta de um ano de idade.



     

    Meninas espero ter ajudado um pouco !!

    Beijocas e até a próxima !!! :)

    4 comentários:

    1. Ótimo post, não sou mamãe mas com certeza irei mostrar para as minhas amigas <3
      Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

      www.papomoleca.com.br

      ResponderExcluir
    2. O post é muito útil, principalmente para mamães de primeira viagem que se assustam quando os dentes nascem e surgem alguns sintomas
      beijos
      Ana Rita
      http://belezafeminina016.blogspot.pt

      ResponderExcluir

    Day Viana Blog. Tecnologia do Blogger.

    O que você está achando do meu blog??